quarta-feira, 25 de abril de 2012

Refletindo sobre leitura e escrita digital


              Refletindo sobre leitura e escrita digital.




  Na leitura e escrita digital há perdas e ganhos. A escrita manual, por exemplo, já não tem a mesma estética. Isso ocorre, porque a mesma anteriormente era treino que se executava diariamente. Outra perda significativa está na disseminação do plágio, que se baseia em copiar e colar um texto de um local para outro. Torna-se um ato mecânico, sem significação, onde o aluno não faz uma reflexão sobre o assunto pesquisado, apenas copia.




A escrita digital, por sua vez é uma ferramenta que nos permite alterar facilmente um documento. Podemos selecionar trechos, mover, salvar, apagar, substituir palavras. Na escrita de um texto se ganha tempo e agilidade, pois se evita o trabalho de rasuras, passar a limpo, entre outros. Permite ainda ao estudante, dedicar-se mais as atividades de autoria, com produções mais elaboradas.


 Quanto ao processo de redação, quando não se copia , mas é autor do seu trabalho, tanto a manual, quanto a digital, exige um raciocínio reflexivo. Ambas as hipóteses são verdadeiras em diferentes momentos e contextos.



                                          



Um comentário:

Prof Mari disse...

Parabéns pela sua postagem. Amei a sua colocação.