sábado, 21 de abril de 2012

Ferramenta indispensável no processo ensino aprendizagem.


Ativ. 6:

O computador é uma ferramenta indispensável no processo ensino aprendizagem.É  a era virtual e digital.O mundo todo está conectado a ele e não podemos mais ignorá-lo.A educação aos poucos foi sendo inserida no mundo multimidiático.O uso dessa ferramenta pode nos ajudar a definir currículos(conteúdos, métodos e objetivos)., orientar nossa prática pedagógica ;escolher o software educacional adequado; auxiliar na formação de professores; na distribuição dos recursos educacionais; desenvolver o raciocínio; fazer pesquisas; interagir com o mundo  de forma imediata; etc.

Muitos educadores resistem em usar essa ferramenta, por medo de fazer uso da mesma, medo de experimentar o novo, de  perder sua autoridade, de romper com  práticas prontas e acabadas, sem senso crítico e compreensão Outros não a usam por comodismo,.Há também quem não sabe trabalhar com o sistema operacional adequado.

No início, quando ouvíamos falar em computador pensávamos: - Que bicho é esse, que dizem irá substituir o professor?Veio o primeiro contato com o mouse, o trabalho digital, a internet. Nos  familiarizamos com a linguagem  da nova tecnologia.O computador já não nos era assim tão estranho.Percebemos que a máquina não substituiria o homem tão cedo e que o computador era mais uma ferramenta  de auxílio: novo, inovador, potente, com respostas imediatas  no mundo tecnológico.Conclusão: O “bicho” chegou e o homem venceu. A máquina é programada, robotizada. O homem não. É ser criativo e capaz!
É preciso lembrar que o computador é mais uma ferramenta importantíssima no processo de aprendizagem.A massificação da tecnologia educacional se faz necessária, mas não é suficiente.É preciso que dele se faça  uso com compreensão crítica, criatividade e cuidado dentro de um contexto histórico e social, sabendo discernir sobre para que usá-lo e como usá-lo.

Nenhum comentário: