terça-feira, 15 de maio de 2012

Porque Reciclar-Lindo.Vale a pena refletir...



 O vídeo mostra de forma prática, como o homem produz lixo e polui o meio ambiente.Mostra também, como podemos evitar isso, através de  medidas simples no nosso cotidiano.A questão do lixo passa pela educação de todos: se não houver uma consciência ecológica, muito em breve o planeta TERRA se tornará inviável.

Projeto - Coleta e Reciclagem do Lixo


Coleta e Reciclagem do Lixo





    No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas. Os  materiais mais reciclados são: vidro, alumínio, papel e plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar.

    Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho nesse setor e conseguindo renda para manter suas famílias. Cooperativas de catadores de papel, já são uma boa realidade nos grandes centros urbanos do Brasil.

Muitos materiais, podem ser reciclados com quase 100% de reaproveitamento. O alumínio, por exemplo, derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens reduzindo os custos para as empresas

domingo, 6 de maio de 2012

Tecnologia em Nossa Escola


             Vejo que a tecnologia em nossa Escola, está sendo utilizada na forma de pesquisa, informação e interação cultural,   mediada  pelo professor e pelos alunos através da inclusão digital.
              Todas as turmas usam o laboratório, com horários  previamente definidos,  onde todos tem direito e acesso a ele.
              Cada turma no seu horário, faz atividades determinadas pelos professores, conforme os conteúdos abordados em sala.  pesquisas,postagens, informações, digitação no Word, desenhos no Paint e tantos outros recursos que a tecnologia digitail nos oferece.
               A chegada do laboratório, trouxe mudanças significativas para todos, no sentido de que a comunidade escolar sentiu-se inserida na era digital, passando do entusiasmo inicial a inserção no mundo digital. Passou a interagir rapidamente com o mundo lá fora .Expandiu-se nossa capacidade de agir sobre o mundo e proporcionou aos alunos que não dispunham de recursos apropriados em casa, a possibilidade de uma expansão maior de conhecimentos e acessibilidade em todos os aspectos.
              

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Projeto Integrado de Aprendizagem



Escola de Educação Básica São José
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado



Curso-de-Introdução-a-Educação Digital





Projeto de pesquisa e Aprendizagem





    Coleta e Reciclagem do Lixo




                                                                Autora: Rosilda Lopes Macedo
                                     Fraiburgo, abril de 2012-04-28.



Apresentação


 A questão da destruição do Planeta Terra é realidade. O lixo é um dos fatores que agravam essa problemática. É preciso que todos tomem consciência da importância da coleta e reciclagem do lixo, dando-lhe um destino correto. Se isso ocorrer ainda há esperança de salvarmos o Planeta. Caso contrário o mesmo sofrerá conseqüências ainda maiores do que já estamos vivenciando nos dias de hoje. Com esse trabalho, queremos mostrar que se cada um fizer a sua parte, estaremos ajudando o meio ambiente em que vivemos a ter mais qualidade de vida.







Referencial Teórico

Coleta e Reciclagem do Lixo

 Reciclar significa transformar materiais usados em novos produtos para o consumo. É um conjunto de técnicas, com a finalidade de aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção do qual saíram. Inclui uma série de atividades em que os materiais que estão no lixo, são coletados, separados e processados para matéria prima de novos produtos. O termo reciclagem, significa reaproveitamento ou reutilização. Os seres humanos, sentiram essa necessidade, a partir do momento em que se verificaram os benefícios para o Planeta Terra.O vocábulo reciclar, surgiu em 1970, com o choque do petróleo, quando  reciclar ganhou importância estratégica.
     

 

 
A reciclagem é ação imprescindível e responsabilidade de todos nos dias de hoje, pois com o aumento do consumismo e a diminuição do tempo de vida da maior parte dos acessórios usados diariamente, gerou um grave problema:
-Que destino dar ao lixo, para poder preservar a qualidade de vida no Planeta Terra?
 Com o passar do tempo, o lixo, deixou de ser tratado como resíduo que tinha como destino as lixeiras e aterros sanitários e passou a ser tratado como resíduo reciclável.   Com o uso e aperfeiçoamento das tecnologias, felizmente a maior parte do lixo pode ser reciclado. Assim com a coleta seletiva do lixo, separamos os resíduos urbanos, conforme suas propriedades tornando mais fácil e eficiente a sua recuperação. Dessa forma, se resolve o problema do lixo acumulado nos centros urbanos e reintegra os mesmos na indústria, trazendo vantagens ambientais e econômicas  para todos.
 O processo de reciclagem também gera riqueza. A reciclagem também gera empregos. Muitos trabalhadores sustentam suas famílias com a renda da reciclagem. Os mesmos participam das cooperativas de catadores de papel e alumínio.
 
 Os materiais mais comuns na reciclagem são: vidro, alumínio, papel e plástico. Ela também contribui para a diminuição da poluição do solo, da água, do ar, além de reduzir  para muitas empresas os custos de produção.

 A partir de 1980, com o aumento dos produtos descartáveis e embalagens, aumentou também a produção de lixo. ONGS e governos começaram a cobrar da empresa posturas econômicas: o crescimento econômico deve estar aliado a preservação do meio ambiente. Aos poucos o mundo todo, toma consciência dessa necessidade.
 Os grandes centros urbanos sofrem cada vez mais para depositar o lixo que sua população produz. A reciclagem é uma solução viável economicamente e ambientalmente correta.
 A reciclagem também acontece na zona rural. O lixo orgânico é utilizado como adubo na agricultura.
 A quantidade de lixo que o Brasil produz é assustador, duzentos e quarenta mil toneladas por dia. Isso se deve ao aumento da população e a industrialização dos bens de consumo.
  Finalmente não há como não produzir lixo, mas podemos reduzir essa produção. -De que maneira? Reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva
Se o homem souber utilizar os recursos da natureza,  em breve desfrutará de um mundo menos poluído e mais desenvolvido, conquistando o desenvolvimento sustentável do planeta. . A construção de um futuro melhor passa por um presente com responsabilidade.









Referencia bibliográfica

pt. wikipedia.org/wiki/coletaseletiva
www.lixo.com.br
www.compam.com.br
www.vivacomorgânicos.com.br/reciclagem.php
www.conceitocouro.com.br
www.vidasustentável.net
www.antreterimento.r7.com