quarta-feira, 25 de abril de 2012

Refletindo sobre leitura e escrita digital


              Refletindo sobre leitura e escrita digital.




  Na leitura e escrita digital há perdas e ganhos. A escrita manual, por exemplo, já não tem a mesma estética. Isso ocorre, porque a mesma anteriormente era treino que se executava diariamente. Outra perda significativa está na disseminação do plágio, que se baseia em copiar e colar um texto de um local para outro. Torna-se um ato mecânico, sem significação, onde o aluno não faz uma reflexão sobre o assunto pesquisado, apenas copia.




A escrita digital, por sua vez é uma ferramenta que nos permite alterar facilmente um documento. Podemos selecionar trechos, mover, salvar, apagar, substituir palavras. Na escrita de um texto se ganha tempo e agilidade, pois se evita o trabalho de rasuras, passar a limpo, entre outros. Permite ainda ao estudante, dedicar-se mais as atividades de autoria, com produções mais elaboradas.


 Quanto ao processo de redação, quando não se copia , mas é autor do seu trabalho, tanto a manual, quanto a digital, exige um raciocínio reflexivo. Ambas as hipóteses são verdadeiras em diferentes momentos e contextos.



                                          



sábado, 21 de abril de 2012

Ferramenta indispensável no processo ensino aprendizagem.


Ativ. 6:

O computador é uma ferramenta indispensável no processo ensino aprendizagem.É  a era virtual e digital.O mundo todo está conectado a ele e não podemos mais ignorá-lo.A educação aos poucos foi sendo inserida no mundo multimidiático.O uso dessa ferramenta pode nos ajudar a definir currículos(conteúdos, métodos e objetivos)., orientar nossa prática pedagógica ;escolher o software educacional adequado; auxiliar na formação de professores; na distribuição dos recursos educacionais; desenvolver o raciocínio; fazer pesquisas; interagir com o mundo  de forma imediata; etc.

Muitos educadores resistem em usar essa ferramenta, por medo de fazer uso da mesma, medo de experimentar o novo, de  perder sua autoridade, de romper com  práticas prontas e acabadas, sem senso crítico e compreensão Outros não a usam por comodismo,.Há também quem não sabe trabalhar com o sistema operacional adequado.

No início, quando ouvíamos falar em computador pensávamos: - Que bicho é esse, que dizem irá substituir o professor?Veio o primeiro contato com o mouse, o trabalho digital, a internet. Nos  familiarizamos com a linguagem  da nova tecnologia.O computador já não nos era assim tão estranho.Percebemos que a máquina não substituiria o homem tão cedo e que o computador era mais uma ferramenta  de auxílio: novo, inovador, potente, com respostas imediatas  no mundo tecnológico.Conclusão: O “bicho” chegou e o homem venceu. A máquina é programada, robotizada. O homem não. É ser criativo e capaz!
É preciso lembrar que o computador é mais uma ferramenta importantíssima no processo de aprendizagem.A massificação da tecnologia educacional se faz necessária, mas não é suficiente.É preciso que dele se faça  uso com compreensão crítica, criatividade e cuidado dentro de um contexto histórico e social, sabendo discernir sobre para que usá-lo e como usá-lo.

Sete motivos para um professor criar um blog.


O professor ao criar um blog torna-se autor e assiste a reação de seus leitores.O professor é um blogueiro como outro qualquer e pode trabalhar com a linguagem simples do seu cotidiano.
É um excelente canal de comunicação com seus alunos. Permite ao professor refletir sobre seus posts, pois os mesmos serão lidos e comentados por diferentes pessoas.
Conecta o professor ao mundo, através dos links.
Amplia sua aula, para além da sala de aula.O que não foi resolvido nesse tempo, pode ser explorado no blog.
Permite troca de experiências entre os professores da mesma escola e de escolas distantes.
Torna o professor famoso, comentado e conhecido pelo mundo afora, por seu trabalho e suas reflexões.

A importância dos blogs educativos.


Os blogs educativos são ferramentas de grande potencial informativo e cultural, que nos conectam com o mundo virtual, proporcionando-nos riqueza de informações e diversidades de idéias. Através deles podemos mostrar nossos trabalhos para o mundo, bem como ter acesso a temas diversos, facilitando nosso trabalho em sala de aula .Nele depositamos nossos sentimentos, memórias, conhecimentos, autobiografia e nos imortalizamos.
O diário eletrônico é diferente do diário de mão. É rápido, criativo e nos conecta com o mundo em tempo real. Enquanto o diário de mão era secreto, íntimo, solitário, o diário eletrônico é aberto a todos que tiverem interesses afins e exige disciplina e pensamento criativo. O pensamento criativo envolve o nível de consciência, não só de leitura, mas também de escrita.E essa autoria deve ser cognitiva, atingindo a metacognição, onde tomamos consciência do nossos próprios pensamentos.Tarefa difícil que exige reflexão a respeito daquilo que estamos realizando.

Coleta e reciclagem do lixo





  

        O Mundo Em Nossas Mãos!!!
    


       Tema: Coleta e Reciclagem do Lixo.

        A reciclagem é ação imprescindível e responsabilidade de todos nos dias de hoje, pois com o aumento do consumismo e a diminuição do tempo de vida da maior parte dos acessórios  usados diariamente,gerou um grave problema: -Que destino dar ao lixo , para poder preservar a qualidade de  vida no Planeta Terra?
       Com o passar do tempo, o lixo, deixou de ser tratado unicamente como resíduo, que tinha como destino as lixeiras e aterros sanitários e passou a ser tratado como resíduo, que pode ser reaproveitado.
       Com o uso e aperfeiçoamento das tecnologias, felizmente a maior parte do lixo pode ser reciclado. Assim a coleta seletiva, tem como objetivo principal a separação de resíduos urbanos conforme suas propriedades, tornando mais fácil e eficiente a sua recuperação. Dessa forma, se resolve o problema do lixo acumulado nos centros urbanos e reintegra os mesmos na indústria, trazendo vantagens ambientais e econômicas para todos.

         Objetivos da coleta e reciclagem do lixo:
Add caption

          1-Apresentar meios práticos e simples, para enfrentar a problemática do lixo urbano.
           2- Reduzir a degradação ambiental.
           3- Conscientizar  os  alunos da importância da reciclagem do lixo.
           4-Promover atividades de educação ambiental no âmbito escolar.
           5- Separar o lixo, coletá-lo e reciclá-lo.
           6-Desenvolver oficinas pedagógicas com educação ambiental para crianças.
           7- Promover renda a partir da reciclagem do lixo.
 
ais fácil e eficiente a sua recuperação. Dessa forma, se resolve o problema do lixo acumulado nos centros urbanos e reintegra os mesmos na indústria, trazendo vantagens ambientais e econômicas para todos.

         Objetivos da coleta e reciclagem do lixo:

          1-Apresentar meios práticos e simples, para enfrentar a problemática do lixo urbano.
Add caption
           2- Reduzir a degradação ambiental.
           3- Conscientizar  os  alunos da importância da reciclagem do lixo.
           4-Promover atividades de educação ambiental no âmbito escolar.
           5- Separar o lixo, coletá-lo e reciclá-lo.
           6-Desenvolver oficinas pedagógicas com educação ambiental para crianças.
           7- Promover renda a partir da reciclagem do lixo.
  

A nova tecnologia


Vejo que a tecnologia em nossa Escola, está sendo utilizada na forma de pesquisa, informação e interação cultural,   mediada  pelo professor e pelos alunos através da inclusão digital.
              Todas as turmas usam o laboratório, com horários  previamente definidos,  onde todos tem direito e acesso a ele.
              Cada turma no seu horário, faz atividades determinadas pelos professores, conforme os conteúdos abordados em sala.  pesquisas,postagens, informações, digitação no Word, desenhos no Paint e tantos outros recursos que a tecnologia digitail nos oferece.
               A chegada do laboratório, trouxe mudanças significativas para todos, no sentido de que a comunidade escolar sentiu-se inserida na era digital, passando do entusiasmo inicial a inserção no mundo digital. Passou a interagir rapidamente com o mundo lá fora .Expandiu-se nossa capacidade de agir sobre o mundo e proporcionou aos alunos que não dispunham de recursos apropriados em casa, a possibilidade de uma expansão maior de conhecimentos e acessibilidade em todos os aspectos.